Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Pós-Graduação (Latto Sensu)

Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

FLUXO CONTÍNUO


O curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional.

O curso Psicopedagogia Clínica e Institucional busca cumprir as exigências das normas de dois órgãos:

  • CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - No uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 considerando o Art.11 e do Capítulo VII, Seção I, do Decreto 79.822 de 17/06/1977 Art.43, estabelece a possibilidade de inscrição do profissional nas qualidades de Psicólogo e Psicólogo Especialista (em Psicopedagogia); 
  • Parágrafo 2º - Os cursos que se refere o caput deste artigo deverão ter: a) duração mínima de 500 (quinhentas) horas; b) Carga horária referente à concentração específica da especialidade, com no mínimo de 80% (oitenta por cento) de carga horária total (400 horas); c) Carga horária de prática, com no mínimo de 30% (trinta por cento) da carga horária referente à concentração específica da especialidade (12 horas); d) Monografia de conclusão do curso, voltada para a área da especialidade, com horas para elaboração não incluídas nas 500 horas;
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA - O curso deve ter o mínimo de 500 horas e contemplar na matriz curricular, módulos teóricos e estágios supervisionados de institucional e clínica.

Sabemos que o aluno está inserido dentro de um contexto sócio-histórico e longe de determinar que este seja o autor de seu próprio fracasso, nosso objetivo é promover estudos, debates sobre esse universo multifacetado, no qual, o curso de Psicopedagogia tem como meta contribuir com pesquisas na área da aprendizagem e do desenvolvimento humano, bem como capacitar o especialista para atuar nos enfoques institucional e clínico.

 

DIFERENCIAL DO CURSO


Estágio Clínico Supervisionado.

 

OBJETIVOS


Promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, propiciando o desenvolvimento das competências necessárias a um especialista dedicado à saúde, priorizando dois enfoques – clínico e institucional - possibilitando ao profissional/aluno desenvolver a capacidade de realizar pesquisas na área, adotar uma escuta clínica que possibilite ao mesmo utilizá-la tanto no espaço institucional quanto clínico e, atuar com postura crítico-reflexiva sobre o papel da psicopedagogia nos diversos contextos sociais. Como também, formar um especialista envolvido em processos de educação permanente, pessoal ou de futuros profissionais, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, instituições e comunidades.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Formar um especialista ético e reflexivo, com fundamentação científica acumulada e em desenvolvimento, capaz de compreender o impacto de sua atuação para o bem estar da sociedade como um todo podendo atuar em dois enfoques;
  • No clínico – desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.
  • No institucional – considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, não deve se restringindo a uma só agência, isto é, a educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (ONGs, hospitais, empresas, creches, família).

 

MATRIZ CURRICULAR


Módulo 1 - Competências Funcionais

  • Introdução a Psicopedagogia: Desenvolvimento Humano e o Processo de Aprendizagem;
  • Psicopedagogia: Aspectos Psiconeurológicos e Fonoaudiológicos;
  • Metodologia da Pesquisa na Educação Superior;
  • Intervenção Psicopedagógica por meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo;

Módulo 2 - Competências Gerenciais

  • Construção da Escrita e o Desenvolvimento da Personalidade Moral por Meio da Literatura;
  • Intervenção Psicopedagógica no Raciocínio Lógico Matemático;
  • Psicopedagogia Comunitária, Violência e Sociedade;
  • Psicopedagogia no Trabalho e Diagnóstico Institucional;

Módulo 3 - Habilitação    

  • Diagnóstico (Comunidade, Escola e Família) e Intervenção por Meio dos Grupos Operativos;
  • Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica;
  • Orientação Familiar e Escolar;
  • Estágio.

 

PÚBLICO-ALVO


O curso se destina aos profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Professores licenciados de todas as áreas da Educação e profissionais graduados em Magistério Superior. 

 

PRÉ-REQUISITOS


Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, licenciaturas em geral e profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.

 

INFORMAÇÕES


  • Duração do Curso: 12 meses
  • Carga Horária: 600h
  • Dias e Horários de Oferecimento: Sexta (19h às 21h30), Sábado (08h às 17h) e Domingo (08h às 12h).
  • Encontros: Mensais
  • Local de Oferecimento: UNIP - Avenida Bela Vista, s/n - Edifício Pedro II - Jardim das Esmeraldas - Aparecida de Goiânia/Goiás - 74905-020 (ver localização)
  • Número de Vagas: 40 (sujeito a confirmação de turma)
  • Número de parcelas: 12
  • Mensalidade: R$ 250,00, para pagamento até o vencimento (dia 15 de cada mês), por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 295,00.
  • Taxa de Matrícula: R$ 100,00 (com pagamento no ato da matrícula).
  • Mais informações: Fale Conosco
  • Início das aulas: 19/05/2017
  • Em breve todas as informações estarão disponíveis no nosso site.
  • Coordenação: Me. Rafael Souza Bonifácio
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